Os profissionais sabem que as empresas valorizam trabalhadores
pró-ativos, criativos, comprometidos e que não sejam centralizadores,
por exemplo. Mas, o que nem sempre sabem, é como avaliar se apresentam -
ou não - essas características e, se as apresentam, em qual nível.
Na prática, como saber se você é ou não um profissional pró-ativo?
Como saber se apresenta ou não as principais competências que todas as
empresas valorizam? De acordo com a palestrante e consultora de recursos
humanos, Meiry Kamia, o primeiro passo é procurar saber o que significa
cada um desses conceitos.
O que isso significa?
Ou seja, o que
realmente é pró-atividade? “Pró-atividade é ter a capacidade de prever
problemas e reagir a eles”, diz Meiry, ressaltando que vai muito além da
simples intenção de fazer alguma coisa, é preciso ter uma ação. “Existe
muito problema de conceito, as pessoas usam palavras que nem sempre
sabem o que significa”, lembra Meiry.
A mesma lógica serve para todas as outras competências. Pois bem.
Depois de definir bem o conceito é que o profissional consegue avaliar
sua atuação, fazendo uma autoavaliação. Sobre cada competência, você tem
que observar o seu trabalho.
Em relação as suas habilidades de comunicação, por exemplo, veja a
quantidade de problemas que você teve nas últimas semanas. Se for um
número alto, isso pode sinalizar que alguma coisa está errada. Já para
saber se você é um profissional centralizador, veja a quantidade de
atividades que está tocando.
“O cara centralizador está sempre abarrotado de coisas para fazer.
Sempre estressado”, diz Meiry. Isso acontece, muitas vezes, pois esse
perfil de trabalhador não confia nas outras pessoas para fazer o
trabalho. “Ele acredita que só ele faz o serviço bem feito”, explica a
consultora.
Tarefas cumpridas?
Outra estratégia que
ajuda, é fazer uma lista - no início do dia - de todas as atividades que
precisam ser realizadas. Ao final do dia, o profissional deve checar
tudo que foi feito e o que não foi feito, tentando identificar o que
aconteceu para que determinadas tarefas não fossem realizadas.
Ainda, lembre-se que “o profissional deve sempre trabalhar junto com o
chefe; e tem que perguntar ao gestor o que se esperada dele”, diz
Meiry. Portanto, se seu chefe não deixa claro qual o seu papel na
empresa, pergunte. Essa postura pode fazer toda a diferença. Afinal,
como você vai melhorar se não sabe para onde deve ir?
site: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/como-o-profissional-sabe-se-possui-as-competencias-que-a-empresa-espera-dele/55178/
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